sexta-feira, 15 de agosto de 2008

"O Porque do uso do Power Points nas Pregações e Mensagens"

"O Porque do uso do Power Points nas Pregações e Mensagens"

A uns dez a quinze anos atrás (minha adolescência e juventude) a grande novidade da epoca era a bateria as palmas e o retroprojetor.
Houve muita discussão tola e vazia quantos irmãos brigaram e se ofenderam por causa disso. alguns até esbravejavam "tudo isso é do diabo".

Infelizmente a historia sempre se repete e hoje é com respeito ao projetor multi mídia ou data shown.
Abaixo então vao algumas justificativas para a comunicação não apenas auditiva mas também visual.

em Cristo

Pr Cristiano Scuciatto

I- A importância dos 5 sentidos.
Quando mais sentidos são usados no processo de comunicação, mais a mensagem é compreendida.
O papel dos 5 Sentidos no aprendizado:
Paladar 1%
Tato 1,5%
Olfato 3,5%
Audição 11%
Visão 83% Áudio-Visual juntos = 94% (fonte: Munzert)
Frases:
Uma figura vale mais do que mil palavras”
Falar não é necessariamente Ensinar; e Ouvir não é necessariamente Aprender.”
OUVIR algo 100x não é tão eficiente quanto VER algo 1x”
Martinho Lutero – “O povo comum é mais facilmente cativado por analogias e exemplos, do que por disputas difíceis e sutis. Eles prefeririam ver um quadro bem pintado do que ler um livro bem escrito.” (Wiersbe, p. 158)
As pessoas vão à igreja para ver visões, não para ouvir razões.” Halford Luccock (Wiersbe, p. 87)
O papel dos 5 Sentidos na memória:
Lembrança após 3 horas após 3 dias
Áudio 70% 10%
Visual 72% 20%
Áudio-Visual 85% 65% (fonte: Munzert)
Eu OUÇO e então ESQUEÇO; Eu VEJO e então RECORDO; Eu FAÇO e então ENTENDO.”
Conceito Progressivo dos Sentidos
Quanto mais eu OUÇO, mais eu quero VER;
Quanto mais eu VEJO, mais eu quero TOCAR;
Quanto mais eu TOCO, mais eu quero CHEIRAR;
Quanto mais eu CHEIRO, mais eu quero PROVAR;
Quanto mais eu PROVO, mais eu quero!” (Mário K. Simões)
II- A base Bíblica para usar os 5 sentidos. “A Bíblia faz sentido!”
Deus tem os 5 sentidos.
Deus FALA: (Êxo. 3:7) “Disse ainda o SENHOR
Deus VÊ: (Êxo. 3:7) “Vi a aflição do meu povo
Deus OUVE: (Êxo. 3:7) “Ouvi o seu clamor
Deus SENTE: (Êxo. 3:7) “Conheço-lhe o sofrimento
Deus TOCA: (Jer. 1:9) “Estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca
Deus CHEIRA: (Gên. 8:21) “o SENHOR cheirou o suave cheiro e disse
Deus PROVA: (Heb. 2:9) “para que, (Jesus) provasse a morte por todo homem.
Deus fez os sentidos das pessoas e Deus quer fazer sentido às pessoas!
Deus quer que a humanidade use seus sentidos para descobrir e conhecer a Deus.
OUVIR a Deus: (Isa. 34:1) “Chegai-vos, nações, para ouvir, e vós, povos, escutai; ouça a terra”
VER a Deus: (Sal. 66:5) “Vinde e vede as obras de Deus”
TOCAR a Deus: (1 João 1:1) “o que vimos... e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida”
CHEIRAR a Deus: (2 Cor. 2:14) “por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.”
PROVAR a Deus: (Ps. 34:8) “Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom”
Hebreus 5:14 “Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.”

Nenhum comentário: