"Tive pastores que eram imitações baratas de apresentadores de auditório e outros que eram imitações sem graça de executivos empresariais(…). Mas aprendi que ser pastor é estar nesses pontos onde a vida está sendo formada, nascimento e morte, dívida e crença, alegria e dor, cura e salvação ( …) é trabalhar na fronteira do sobrenatural; Deus vivo e ativo em misericórdia e graça, amor e salvação, invadindo, adentrando, surpreendendo tudo o que costumamos chamar de simplesmente ’natural’ ( … ) é possível ser pastor e não manipular as pessoas em nome de Deus, ser pastor e não comandar uma empresa religiosa, levando as pessoas muito à sério no lugar onde estão, respeitando todas as continências de tempo e lugar, deixando a Palavra de Deus ser a Palavra formadora , salvadora e determinadora que simplesmente se proclama e confia, em vez de apenas usar. (…) Ser pastor é refletir sobre como o lugar em que se está é essencial para a vocação pastoral (…), o lugar, com esses seus detalhes essencialmente humanos (…), e ser capaz de olhar para cada pessoa na igreja com a mesma imaginação de um romancista. (…) Nosso trabalho pastoral não é fazer um estabelecimento religioso ter sucesso, mas nutrir as pessoas com o Evangelho de Jesus Cristo até que cheguem à maturidade: amor verdadeiro está sempre preocupado com o específico, e não com o geral, com algo, ou com melhor, alguém.”
…
Da minha enésima releitura “A vocação espiritual do pastor”, um dos livros mais absolutamente essenciais jamais escritos quanto à arte de pastorear. Eugene Peterson, eis um verdadeiro e admirável mentor: pentecostal na infância e juventude, cavinista, literário, erudito na vida adulta, devotado e piedoso praticante da espiritualidade cristã clássica: Bíblia, Pais da igreja, , expositor rigoroso e crente das escrituras, leitor atento e cuidadoso dos poetas e romancistas. Isso tudo sem deixar de ser pastor, sem perder o fervor e a paixão pelo Deus Vivo.
VOCAÇAO ESPIRITUAL DO PASTOR, A
REDESCOBRINDO O CHAMADO MINISTERIAL
Formato: Livro
Autor: PETERSON, EUGENE H.
Editora: MUNDO CRISTAO
Assunto: Ministério Pastoral
Um comentário:
Creio que a sua idéia é um pouco errada. Deus é quem chama alguém a ser pastor e não simplesmente alguém é pastor de verdade porque quer. Pode até ser pastor, mas não foi capacitado por Deus para isso. Por isso temos tantos pastores, joios, no meio do povo de Deus e conforme o plano de Deus, ainda não é o momento de eles serem exterminados no meio do seu povo, mas no momento da colheita...serão tirados e o que for trigo, será aproveitado e o que for joio será lançado no fogo.
Postar um comentário