sexta-feira, 16 de março de 2012

Deus em Questão - Sigmund Freud x C.S.Lewis Documentário

 

Sinopse: "Deus em Questão", série da PBS em 4 partes, explora de forma acessível assuntos que preocupam todos os seres pensantes: O que é a felicidade? Como encontramos sentido e propósito em nossas vidas? Como conciliamos o conflito do amor e sexualidade? Como lidamos com o problema do sofrimento e a inevitabilidade da morte? Baseada no popular curso de Harvard ministrado pelo Dr. Armand Nicholi, autor de "Deus em Questão", a série ilustra a vida e idéias de Sigmund Freud, crítico de longa data da crença religiosa, e C.S. Lewis, renomado egresso de Oxford, crítico literário e talvez o mais influente e popular defensor da fé baseada na razão. "Freud e Lewis representam nossas partes conflitantes", registra o Dr. Nicholi. "Um lado de nós anseia por uma relação como fonte de toda a alegria, esperança e felicidade, tal como descrito por Lewis, mas há outro que ergue o punho desafiador e diz como Freud: "Não vou me entregar." Que lado escolhermos para expressar, irá determinar nosso propósito, identidade e toda a nossa filosofia de vida. Momentos importantes e reviravoltas emocionais nas vidas de Freud e Lewis dão azo a ideias totalmente diferentes, que fomentam uma análise contemporânea inteligente e emocionante da questão basilar da existência humana: Deus realmente existe?

 

 

Deus em Questão - Sigmund Freud x C.S.Lewis Documentário [1-4]

 

 

Deus em Questão - Sigmund Freud x C.S.Lewis Documentário [2-4]

 

 

Deus em Questão - Sigmund Freud x C.S.Lewis Documentário [3-4]

 

 

Deus em Questão - Sigmund Freud x C.S.Lewis Documentário [4-4]

 

 

 

DEUS EM QUESTÃO

Grande parte dos maiores pensadores já se confrontou com a questão crucial de acreditar ou não em Deus. O século 20 produziu dois homens que, de forma brilhante, cada um à sua maneira, levantaram novos argumentos - um, a favor e o οutro contra sobre essa questãο.
Em Deus em Questão, os argumentos de C. S. Lewis e Sigmund Freud são postos lado a lado. Ambos refletiram cuidadosamente sobre os pontos fracos ε as alternativas aos seus posicionamentos. Ambos consideraram o problema da dor e do sofrimento, a natureza do amor e do sexo, ε o sentido último da vida e da morte. Depois de “assistirmos" a todo esse debate, poderemos tomar os nossos lugares do lado que quisermos, num dos confrontos mais profundos da história.

Avaliação
Este é um livro instigante! Muito bem elaborado por seu autor.
Nele ele faz uma comparação entre as vidas e o ensino de Freud e Lewis, dois homens que foram uma forte influência no mundo do século passado.
O autor coloca os argumentos de ambos os lados, comparando as suas crenças e filosofias.
Este é um livro esclarecedor, que nos ajuda na compreensão das diferenças que existem entre ambas, tornando-as irreconciliáveis.

Indicação
Numa sociedade evangélica que mesclar os conceitos cristãos com as teorias de Freud este livro é muito precioso. Sua leitura irá mostrar as grandes contradições que existem entre elas, seus antagonismos e diferenças.
Pastores, conselheiros, professores irão aprender muito com a leitura deste livro.

Ficha Técnica

Autor: Armand M. Nicholi, Jr.
Editora:
Ultimato
Formato: 16 x 23cm - 285pg. - brochura
1 Edição: 2005

Postar um comentário