sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Sofistas Cristãos


1. Coríntios 8.2 “Se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber.”

Contemporâneos de Sócrates os “sofistas” eram os Sábios e retóricos gregos, que vendiam seus ensinamentos filosóficos, prática condenada por muitos na época. Quando lemos a historia eles foram os responsáveis pela banalização da filosofia, e seu conseqüente declínio.

school_athens

Além de tudo a denominação “Sofista” vem de uma arrogância, (Do grego . sophistés) pois este termo denomina “sábio”
por outro lado filósofos como Sócrates e outros jamais aceitaram este termo, no caso se auto-denominavam “filósofos” [Do grego Philo-sophos] ou seja “amantes da sabedoria”.

O próprio Sócrates dizia que a única coisa que sabia era que não sabia de nada.

Muitos cristãos tem se portado como “Sofistas Cristãos”, pois, se auto-enxergam como portadores da espiritualidade ou detentores do “poder” ou do “conhecimento” Bíblico.

O apostolo Paulo diz que nós “devemos aprender a como saber” e que na realidade podemos até por causa do nosso falso conhecimento fazer com que pessoas morram espiritualmente.

“E assim, por causa do teu saber, perece o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu.” (1 Coríntios 8:11)

O conhecimento ou sabedoria cristã é diferente do mundo. No mundo o que conta é o volume de saber e a retórica perfeita, no conceito cristão o saber ou conhecimento é baseado não em conteúdo, mas no amor, não na retórica, mas na intenção que vem do coração!

Deus abençoa intenções e não ações!

Sabedoria crista é aquela que contempla em primeiro lugar o próximo e principalmente o que é fraco.

Afinal do que você esta cheio? Da sabedoria crista ou mundana? Você se  enxerga como aquele que sabe algo ou como aquele que ainda esta aprendendo?

“O saber ensoberbece, mas o amor edifica.” (1 Coríntios 8:1b)

Postar um comentário