Estamos já a algum tempo conversando com a liderança da Igreja sobre nossa EBD e como ela pode melhorar.
As razões são importantíssimas.
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” Mt 28.19-20.
A grande comissão nos ordena de forma muito clara “ensinar” os novos discípulos toda a Igreja que se preze e queira ser saudável, eficaz precisa ter uma boa EBD.
Em Atos 2.42, a Bíblia diz: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos” no original doutrina é “didaque” a didática, ou seja, o ensino ou doutrina a respeito de algo, ato de ensinar, instrução. A Igreja primitiva perseverava no ensino. Era uma Igreja que dava valor as escrituras, que aprendia e não é de admirar como Deus a abençoou. Quero embasar em três colunas a reestruturação da EBD.
1.A Bíblia é o nosso Padrão:
Nossa declaração doutrinaria diz: “A Bíblia é a autoridade única em matéria de religião, fiel padrão pelo qual devem ser aferidas doutrinas e conduta de homens. Ela deve sempre ser interpretada a luz da pessoa e dos ensinos de Jesus Cristo.”
Infelizmente temos visto a Bíblia ser colocada e segundo plano uma vez que ela não é normativa e sim consultiva. Usa-se a Bíblia para apoiar o que o líder da Igreja quer e não o contrario. O que a Bíblia diz sobre o assunto.
Logo é necessário que a EBD estude livros inteiros da Bíblia. Que o professor saiba o pano de fundo, historia, situação etc, para melhor compreender e interpretar o sentido do texto.
2.O que a Bíblia fala a respeito dos problemas do homem e mundo pós-moderno?
A Bíblia sempre foi e sempre será relevante a questão é que nós precisamos mostrar a sua relevância! Temas como família, casamento, criação de filhos, ética, homossexualidade, ecologia, origem e criação do mundo, etc. precisamos mostrar ao mundo que a Bíblia fala de todos estes assuntos de forma atualíssima. Para isto é necessário estudar sobre a Zeitgeist (espírito da época) de hoje.
3.Missões. Jesus nos deu uma missão a cumprir “Ide e pregai” a obra missionária no mundo avança e muitos cristãos sequer sabem a respeito dos desafios e o que se tem feito hoje em dia. Perseguições, e aflições por causa da fe. Muitos tem morrido pelo evangelho. É responsabilidade do povo de Deus.
Que o dono da Igreja nos de essa benção em 2009
Pr Cristiano Scuciatto
Veja outros artigos em
Nenhum comentário:
Postar um comentário