domingo, 8 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher

dia_mulher

 

     Vale a pena lutar!

    O Dia internacional da Mulher  foi criado em homenagem a 129 operárias que morreram queimadas numa ação da polícia para conter uma manifestação numa fábrica de tecidos. Essas mulheres estavam pedindo a diminuição da jornada de trabalho de 14 para 10 horas por dia e o direito à licença-maternidade. Isso aconteceu em 8 de março de 1857, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

    É longo o caminho das mulheres em busca de respeito à sua dignidade pessoal, social e profissional. Longo, mesmo.

    Veja algumas conquistas que as mulheres tem alcançado ao longo do tempo.

DIREITO DE VOTO

Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.

As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.

 

DIREITO DE TER ALMA

Foi no concílio de Trento () que a Igreja Católica passou a considerar a alma da mulher.

JESUS CRISTO O LIBERTADOR DA MULHER!

Foi o Senhor Jesus Cristo que trouxe libertação para as mulheres, isso começou com o dialogo com a mulher samaritana (Joao 4). Ele rompeu a barreira

Nenhum comentário: